pneumatica
Escola Técnica
Rute de Araújo Pita
Curso técnico mecânica
Disciplina: Automação I
Julho- 2012
Cabo/ PE
TÉCNICA PNEUMÁTICA
ORIGEM DA PALAVRA E CONCEITO DA TÉCNICA PNEUMÁTICA
"PNEUMÁTICA" é a ciência que estuda os movimentos e fenômenos dos gases.
A palavra pneumática tem origem grega “Pneuma” que significa respiração, fôlego, sopro e é definido como a parte da física que se ocupa dos fenômenos relacionados com os gases ou vácuos. Embora a pneumática seja um dos mais velhos conhecimentos da humanidade, somente na segunda metade do século XIX é que o ar comprimido adquiriu importância industrial, de forma mais generalizada, da pneumática na indústria, começou com a necessidade, cada vez maior, de automatização e racionalização dos processos de trabalho. Apesar de sua rejeição inicial, quase sempre proveniente da falta de conhecimento e instrução, ela foi aceita e o número de campos de aplicação tornou-se cada vez maior.
PROPRIEDADES FÍSICAS DO AR COMPRIMIDO
1. COMPRESSIBILIDADE
O ar, assim como todos os gases, tem a propriedade de ocupar todo o volume de qualquer recipiente, adquirindo seu formato, já que não tem forma própria. Assim, podemos encerrá-lo num recipiente com volume determinado e posteriormente provocar-lhe uma redução de volume usando uma de suas propriedades - a compressibilidade. Podemos concluir que o ar permite reduzir o seu volume quando sujeito à ação de uma força exterior.
2. ELASTICIDADE
Propriedade que possibilita ao ar voltar ao seu volume inicial uma vez extinto o efeito (força) responsável pela redução do volume.
3. DIFUSIBILIDADE
Propriedade do ar que lhe permite misturar-se homogeneamente com qualquer meio gasoso que não esteja saturado.
4. EXPANSIBILIDADE
Propriedade do ar que lhe possibilita ocupar totalmente o volume de qualquer recipiente, adquirindo o seu formato.