Plágio
KARLA CRISTINA EVANGELISTA
COMO LIDAR COM O PLÁGIO EM SALA DE AULA
Com o surgimento da internet, ficou muito mais fácil a prática de cópias de trabalho, mas muitas vezes difícil de identificar.
É preciso saber lidar com a Internet, saber fazer procuras de textos, o que também facilita a descoberta de plágios.
Com essa possibilidade de cópia, o aluno acaba se empenhando pouco para realizar um trabalho, muitas vezes ele o tira pronto da internet e acaba nem sabendo o que realmente se trata.
Os professores devem trabalhar muito esta questão com os alunos, para orientá-los a importância de não plagiar trabalhos. Eles devem também ensinar os aluno a fazerem pesquisas na internet, pois não são todos os sites que são confiáveis.
Precisam ensinar a fazer um trabalho correto, como se colocam referências e etc., assim o aluno se interessará mais em como fazer um bom trabalho, além do que, os professores também precisam se interessar em corrigir estes trabalhos. Uma vez que o professor estiver bem informado, os alunos também estarão.
Se os professores corrigem, lêem trabalhos recebidos,ele perceberá no contexto que há trabalhos diferentes, linguagens diferentes, o que com sua experiência saberá identificar o que é um plágio e o que não é. A internet ajuda na hora do plágio, mas também ajuda na hora de identificar um.
Apresentar um trabalho plagiado, é apresentar o trabalho de um outra pessoa, mas com algumas coisas diferentes, apenas para disfarçar.
A questão do plágio está sendo muito comum, já faz parte de nossa cultura, o problema é que as pessoas esquecem que existem direitos autorais envolvidos nisso.
O aluno que comete plágio, pode estar sendo processado pela real autor do texto, se descoberto por ele.
Apenas um diferencial pode não ser considerado plágio, duas pessoas terem a mesma idéia, o que pode ser