Formas
São os moldes que darão a forma do concreto. Como estrutura provisória da obra, o sistema de formas responde pela qualidade da estrutura, e pela segurança executiva durante a concretagem, enquanto o concreto não atinge a resistência necessária. Os painéis de madeira das formas podem ser produzidos com: Compensado – são os mais utilizado atualmente. Madeira serrada - A madeira serrada continua sendo o material mais empregado para estruturação do painel.
As formas devem satisfazer aos seguintes requisitos de ordem geral: Ser executadas rigorosamente de acordo com as dimensões indicadas no projeto, e ter a resistência necessária para não se deformarem sensivelmente sob ação dos esforços que vão suportar (seu peso próprio + peso do concreto fresco + peso das armaduras + cargas acidentais). Vigas e lajes com grandes vãos deverão ter sobre elevação de nível (contra-flexa), dimensionada pelo engenheiro calculista, para compensar a deformação inevitável sob ação das cargas. Ser praticamente estanques. Eventuais fendas deverão ser tapadas com papel (pode ser saco de cimento) ou sarrafo sobreposto; Ser construída de maneira que permita retirada de seus diversos elementos com relativa facilidade, visando não agredir o concreto e o reaproveitamento da madeira. Recomenda-se a utilização de desmoldantes que facilitem esta tarefa. Antes da concretagem, todos os resíduos deverão ser retirados do fundo das formas, evitando sua mistura ao concreto;
Estruturação dos painéis das formas:
Os painéis das formas requerem, normalmente uma estruturação. As chapas sozinhas não resistem à concretagem e se deformam. Para reforçar as chapas são usadas peças de estruturação, normalmente em madeira.
Os travamentos utilizados nas formas de madeira podem ser em madeira ou metálicos. Vários são os tipos de peças, acessórios e elementos utilizados: escora de viga (garfo), escora de laje, gravata de travamento, longarina de laje, treliça,etc.
Painéis