Plágio
O plágio no ambiente acadêmico
Lucas Magalhães do Nascimento
1512381
02/2015
FORTALEZA, CE
Lucas Magalhães do Nascimento
O plágio no ambiente acadêmico
Trabalho apresentado a disciplina Elaboração do Trabalho Científico para composição da NP1.
02/2015
FORTALEZA
Resumo
Plágio, do Grego Plagion,” inclinado, o que usa método oblíquos, incorretos” é, atualmente utilizado como o ato de copiar ou até assinar uma obra de autoria de outra pessoa e dizer que sua própria sem a devida referência do autor original. É muito utilizado em músicas, pinturas, livros e até trabalhos acadêmicos.
No Brasil, o plágio é considerado crime e a lei 9.610 protege a obra do autor e os direitos dessa lei são de ordem moral e patrimonial. Há como o autor de livros, músicas e até pinturas se protegerem dessa prática, existe a Proteção ao Direito do Autor, onde não depende de um registro prévio, desde que haja uma prova que admite o trabalho como autoria própria. A pena para o plagiador vai de 3 meses a 1 ano ou multa caso seja a primeira vez que o mesmo utiliza esse método, e de 2 a 4 anos, incluindo multa, caso seja no mínimo a segunda vez que o plagiador copia o trabalho de alguém.
No mundo acadêmico, ocorre também essa cópia de ideias ou conceitos para trabalhos na faculdade, pós doutorado e até mestrado onde os alunos copiam teses de outros alunos, ou até de algum autor sem as devidas citações para obterem uma nota melhor ou até para o término do curso desejado. Nesse caso, o aluno tem de seguir as regras da ABNT, onde nas mais pequenas cópias, o estudante tem que citar a obra e o nome do autor. Há também a questão de que esse ato