Regiões Norte
Norte
Trabalho realizado pelos aprendizes:
Sarah Borges
Sheila
Lucas Roberto
Letícia Cardoso
Joao Paulo
Beatriz Arruda
Disciplina: Diversidade
Cultural no mundo no trabalho
Aspectos da Região
A Região Norte do Brasil é formada pelos estados do Acre,
Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Essa é a maior região brasileira em extensão territorial, corresponde a aproximadamente 42% do território nacional e seu contingente populacional é de 15 milhões de habitantes. Composto por indígenas e imigrantes: gaúchos, paranaenses, paulistas, nordestinos, africanos, europeus e asiáticos. Todos esses fatores contribuem para a pluralidade cultural, compostas por diversas danças, crenças, comidas, festas, dentre outros aspectos que integram a cultura de um povo.
Os índios
Os índios realizam inúmeros rituais, cada tribo expressa sua crença e tradição havendo diferenciação nos elementos culturais. Em suas celebrações, os índios normalmente se pintam e usam vários acessórios, por motivos de vaidade ou questões religiosas.
Festejos
A região norte realiza muitas comemorações ao decorrer do ano. Veremos as festas mais populares, tanto religiosas como algumas formas de distração cultural.
Círio de Nazaré
Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de
Nazaré, a mãe de Jesus.
Boi-bumbá
O boi-bumbá é uma das variações do bumba meu boi, largamente praticado no Brasil. Foi introduzido pelos colonizadores europeus, sendo a primeira expressão de teatro popular brasileiro.
O Festival de Parintins é um dos maiores responsáveis pela divulgação cultural do boi-bumbá.
No Bumbódromo apresentam-se as agremiações Boi
Garantido