pluviometro
Pluviômetros, ou udômetros, são instrumentos destinados a armazenar o produto de precipitações que venham a ocorrer num certo intervalo de tempo. Por tratar-se de instrumentos de leitura direta, exigem a presença de observador, no inicio e no fim do intervalo de tempo selecionado, para quantificar a água acumulada.
1.1-DESCRIÇÃO.-
Um pluviômetro é constituído basicamente por um cilindro com fundo afunilado, denominado coletor, que faz escoar a água nele caída até um reservatório. A superfície delimitada pela borda do coletor define a área de captação do instrumento, cuja superfície normalmente varia entre 200 e 500 cm2, ver figura 1 em anexo. Pluviômetros com maior área de captação asseguram melhor representatividade da precipitação, mas tem a desvantagem de acumular grande quantidade de água, mesmo no caso de pequenas quantidades de precipitação exigindo reservatórios maiores ou intervalos entre observações mais reduzidos. A área de captação de um pluviômetro deve ser conhecida com erro não superior a 0,05%.
O coletor deve possuir secção reta de forma circular, para assegurar idênticas condições de exposições ao vento, qualquer que seja sua direção nas vizinhanças imediatas do instrumento. O aro que constitui o bordo do coletor deve ser bastante robusto: isto reduz a possibilidade de deformações, o que tornaria o pluviômetro imprestável para uso normal. A superfície interna desse aro é perpendicular ao seu próprio raio; a externa é inclinada, minimizando a ocorrência de respingos para dentro do coletor. Por outro lado, para reduzir a probabilidade de respingos para fora, o coletor é profundo e sua porção afunilada confeccionada com uma inclinação não superior a 45º em relação ao eixo vertical do pluviômetro.
A água que atinge o coletor é conduzida ao reservatório através de um tubo. Para dificultar o acesso de detritos e pequenos animais no reservatório, o orifício de drenagem do coletor pode ser protegido justapondo-se-lhe uma