Pluviometro
O projeto prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.
O projeto será conduzido mediante parceria entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD, do Ministério da Integração Nacional (MI) , e busca identificar outros parceiros interessados em receber e instalar pluviômetro(s) em áreas de risco dos municípios mais suscetíveis e vulneráveis à ocorrência de desastres naturais, principalmente, deslizamentos.
abrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deverá instalar, até o fim do ano que vem, 2,8 mil pluviômetros para monitorar a chuva em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais. Até o fim deste ano, serão instalados cerca de mil pluviômetros.
Grande parte dos equipamentos será instalada em antenas de celulares e os dados serão transmitidos diretamente para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que repassa os dados à Defesa Civil para que a população seja alertada para o risco de desabamentos ou enchentes.
O MCTI firmou hoje (28) um acordo com a empresa de telefonia TIM que vai possibilitar a instalação dos pluviômetros nas antenas. A operadora também