873420203-29

2356 palavras 10 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO serviço social

Romualdo leal da rocha

Projeto de intervenção
Medida sócio-educativa
(Pluviômetro caseiro).

Petrópolis
2010

kkkkkkkkkkkkk nome

Projeto de intervenção
Medida sócio-educativa
(Pluviômetro caseiro).

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Estágio Supervisionado II.

Petrópolis
2010
1 - Apresentação
O Comando da Paz apresenta uma proposta para a realização deste projeto enfatizando o cumprimento das medidas sócio-educativas a adolescentes que por algum motivo entraram em conflito com a lei. A proposta é desenvolver ações sociais nas quais os adolescentes envolvidos, bem como seus familiares sejam assistidos socialmente e aprendam a montar e utilizar um pluviômetro. Num segundo momento, estes jovens que cometeram algum ato infracional vão às escolas ensinar o uso e manuseio do pluviômetro evitando tragédias ocasionadas por deslizamento de encostas e salvando vidas.

Este projeto destaca a realização de atividades informativas sobre cidadania, saúde e meio ambiente, focando principalmente os jovens que estão cumprindo medidas educativas. Nossa proposta é que realmente estes jovens tenham consciência do ato cometido, bem como ajudá-los a compreender e sair da situação de vulnerabilidade social a qual estão sujeitos. Entendemos que as medidas sócio-educativas são importantes para o pleno desenvolvimento do jovem que por algum motivo cometeu algum delito. Por medida sócio-educativa o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que : Art. 112: “verificada a prática de ato infracional a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas: I – advertência; II – obrigação de reparar o dano; III – prestação de serviços à comunidade; IV – liberdade assistida; V – inserção em

Relacionados