pluviometro
Introdução
O balanço hídrico é fundamental na agricultura, assim como é para muitos outros meios de produção( industria, geração de energia, abastecimento urbano, meios de transporte e etc.).
Atualmente a água vem sendo um recurso natural altamente disputado, sendo considerado um bem material necessário para o desenvolvimento, e um recurso essencial para a vida. E do conhecimento de muitos que há muito conflitos e controversas sobre uso não consultivo da água, para que se faça o uso consultivo da água é preciso conhecer o balanço hídrico de uma determinada área.
Porém, normalmente o pequeno produtor não tem informação sobre quanta choveu em sua propriedade, sendo que um pluviômetro poderia ajudar e muito no consumo de água em tais situações.
Geralmente os pluviômetros, são aparelhos muito precisos, porém são caros e pouco acessíveis. Como então um produto poderia reduzir seu consumo sem fazer um investimento muito grande? Simples, a solução é o pluviômetro artesanal ou caseiro, que foi proposto a ser construído e testado pelo professor João Paulo na disciplina de Hidrologia.
Com isso foi necessário, que cada grupo fizesse seu modelo protótipo, a fim de testar qual seria o mais eficiente.
Materiais Utilizados
-Cano de PVC de 10" e 20"
-Galão de Água Mineral de 20 litros
- 2 Garrafas Pet de 1,5 e 2 litros
- Cola Quente
- Cola de Plastico
- 3 Estacas de madeira (1m cada)
- 1 torneira
- Ferramentas de carpintaria
Preparação e Montagem
"Quanto maior for a área de capitação de um pluviômetro, mais perto ele estará da recepção real de chuva pelo solo", isso nos foi ensinado e pensando nisso que veio a escolha de uma grande área de captação. a A parte superior de um galão de 20L tem uma área de aproximadamente 544cm2 sedo que, que dá 0,0544m2, e aproxima um pouco da medida real. Ainda contém um orifício, o qual a água é guiada através da declividade aproximadamente 35* presente nesta área ( qualquer declividade maior que 0* é