pluralidade cultural
Suélen polla
Professora – Maria do Carmo de Medeiros
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (Ped 0505) – Prática do Módulo III
27/04/2013
RESUMO
A pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e á valorização das características étnicas e culturais presentes nos diversos grupos sociais, á identificação das desigualdades socioeconômicas, ás relações sociais discriminatórias e excludentes na sociedade brasileira. Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações religiosas, valores morais, vestuários e moradia.
Palavras-chave: Pluralidade cultural. Povos. Cultura.
1 INTRODUÇÃO
As pessoas se diferem umas das outras. Variam na cor da pele, na altura, na forma dos olhos, no cabelo, no sexo e em muitas outras características físicas. Também escolhemos diferentes opções em nossas crenças religiosas, nossos valores, nossos modos de estabelecer os laços familiares, no modo como assumimos o papel de homem e mulher e em tantos outros aspectos da organização da vida em sociedade.
2 DIFERENÇAS CULTURAIS
A diversidade são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.
O ser humano não nasce acabado e pronto pra viver. Ao contrario, precisamos de cuidados, orientação e ensinamentos: ou seja, só nos tornamos de fato humanos na medida em que convivemos e aprendemos com outras pessoas em uma dada cultura. Por meio desse aprendizado na vida social formamos nossa personalidade e organizamos nosso modo de viver, nossos sentimentos e desejos. A pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é
2
patrimônio de todos nós, pois podem enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de