DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE REALIDADE VIRTUAL, APLICADA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE MOTORES ELÉTRICOS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PESQUISA E INOVAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE REALIDADE VIRTUAL,
APLICADA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE MOTORES ELÉTRICOS
Samila Carolina Costa1
Marlus Dias Silva2
1
IFG/Jataí/Engenharia Elétrica - PIBIT, samilac.costa@gmail.com
IFG/Jataí/Departamento dos cursos de Informática, marlus.guitar@gmail.com
2
Resumo
Este trabalho apresenta uma aplicação de Realidade Virtual, tendo como foco principal a visualização de um motor de indução trifásico como ferramenta de ensino e aprendizagem. A visualização do mesmo muitas vezes não é possível devido a sua não disponibilidade ou a disponibilidade desses motores apenas fechados, impossibilitando o estudo de suas partes internas para melhor entender o seu funcionamento. A intenção deste trabalho é que o motor possa ser visualizado em tempo real, pelo usuário, com o uso da Realidade Virtual, possibilitando interagir e manipular e simular o funcionamento.
Palavras-chave: Computação Gráfica, Realidade Virtual, Motor de indução trifásico, Aplicações educacionais 1. Introdução
O surgimento dos computadores visava solucionar problemas humanos como cálculos e operações repetitivas.
Desde o seu surgimento existia uma forma do homem interagir com a máquina de forma que a máquina conseguisse gerar os resultados esperados pelo homem. Ao longo da história as formas de interação foram modificando e tornando-se cada vez mais simples e com resultados mais claros.
Em meados da década de 40, Howard Aiken, de Harvard, John Von Neumann, do Instituto de
Estudos avançados de Princeton, J. Presper Eckert e William Mauchley, da Universidade da
Pensilvânia e Konrad Zuse, na Alemanha, entre outros, tiveram sucesso na construção de máquinas de cálculo utilizando válvulas (Tanembaum, 1997).
Naqueles tempos