pratica interdiciplinar
FELIPE RAFAEL DA COSTA
CONSERVAÇÃO E ENEGIA MECÂNICA EM DISPOSITIVOS MECÂNICOS/ELETRÔNICOS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
ETEP FACULDADES
CAUE WILLIAN LOPES SILVA
FELIPE RAFAEL DA COSTA
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
ETEP FACULDADES
CAUE WILLIAN LOPES SILVA
FELIPE RAFAEL DA COSTA
APLICAÇÃO DA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA/ELETRÔNICOS
PROFESSOR RESPONSÁVEL
Prof. Ronaldo Vaqueli
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo explicar fisicamente o movimento de uma montanha russa, a aplicação das leis de Newton em seu movimento e as forças dissipaivas e uma breve demonstração sobre o principio da conservação da energia Mecânica e suas transformações. Tendo breves explicações sobre cada tópico.
2 CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA
As montanhas russas atingem velocidades superiores a 160 km/h e fazem o chamado looping nos trechos em que percorrem completamente um círculo, este movimento que deixa os passageiros de cabeça para baixo. Nas curvas feitas para cima, a velocidade do veículo exerce nos passageiros uma pressão muito forte na direção que estava sendo seguida, e isso acaba vencendo a lei de gravidade por certo tempo. Mas se a velocidade não for suficiente, o carrinho despencará montanha abaixo. Quanto mais alto for o ponto, maior será a energia potencial, depois de ultrapassar o topo do ponto de partida, o vagão escorrega apenas po ação da força gravitacional. O atrito á única força que é capaz de deter p carro, na falta dele a viagem não teria fim, e na ausência dele o carinho não sairia do lugar.
2.1 AÇÕES DAS FORÇAS DISSIPATIVAS
Forças dissipativas são forças que, ao realizarem trabalho, dissipam a energia mecânica do sistema. Exemplos de forças dissipativas são as forças de