Pratica interdiciplinar
É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar bancos de dados para os mais diversos usos, como controle de qualidade da produção de uma indústria, recenseamento populacional, pesquisa eleitoral ou lançamento de produtos no mercado de consumo. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas. Em laboratório, cria tabelas para sistematizar os resultados de experimentos e pesquisas.
Estatística no Mercado de Trabalho
Estatísticos trabalham com qualquer tipo de modelagem estatística. Por exemplo, são eles que avaliam qual o melhor público-alvo para a empresa. O estatístico define quais os riscos de se vender para as classes A, B, C, D ou E. Para determinada empresa, as classes mais altas podem ser pior pagadoras do que as mais baixas, bem como estas últimas podem consumir mais, dependendo do produto.
O estatístico faz essa análise e define o risco financeiro de se emprestar para cada perfil de cliente. Eles também definem qual o produto mais rentável para cada tipo de público, identificam novos nichos de mercado, avaliam a precificação do seguro, calculam risco de sinistro, apoiam o setor de marketing das empresas, indicam como fidelizar os clientes e fazem pesquisas de mercado. Em períodos de eleições, o trabalho do estatístico ganha muito destaque, pois ele auxilia na elaboração de pesquisas eleitorais e permite que conheçamos os desempenhos dos candidatos. Mas o mercado de trabalho é muito mais amplo para o profissional da Estatística. Até mesmo o departamento de