ldap
O O LDAP é um protocolo para atualizar e pesquisar diretórios rodando sobre o protocolo TCP/IP e segue o modelo de árvore de nós, onde cada nó representa um conjunto de atributo com seus valores. O LDAP é uma alternativa ao DAP - Directory Access Protocol.
História do LDAP
Começou a ser desenvolvido no ano de 1993 pela Universidade do Michigan, cujo objetivo inicial era substituir o protocolo DAP que é outro protocolo que serve para acessar ao serviço de diretório X.500 do modelo OSI. No ano de 1995 tornou-se um diretório nativo, ou seja. standalone LDAP com o objetivo de servir diretórios do tipo X.500. Ou seja, o LDAP é uma versão melhorada do antigo protocolo DAP.
Sobre o LDAP
LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) é uma tecnologia em rápido crescimento de acesso a informação contida em diretórios. Uma vez que é um standard aberto, independente da implementação, o LDAP fornece uma arquitetura extensível para o armazenamento centralizado e gestão de informação que necessite de estar disponível para os sistemas e serviços distribuídos dos dias de hoje.
Tal como o DNS (Domain Name System) é usado como sistema de procura de endereços IP em praticamente todas as redes (locais ou Internet), também o LDAP se impôs rapidamente como o método de acesso a informação contida em diretórios. É suportado por praticamente todos os sistemas operativos de rede.
Convém, no entanto, esclarecer alguns conceitos básicos, para melhor se perceber o que é, e para que serve o LDAP.
Um diretório no contexto do LDAP, ao contrário do que o nome pode sugerir, não são as pastas de um disco rígido ou de uma disquete. A designação ‘diretório’ provém apenas da similaridade da estrutura utilizada para guardar a informação com as árvores de diretórios dos discos rígidos. Um diretório é então uma base de dados especializada ou otimizada para leitura e pesquisa. É concebida para ser acedida muito mais frequentemente do que atualizada. A informação