Plt 187 questões pg 39
1. Levando em conta as discussões do capitulo introdutório, quais são as dificuldades de se fazer a historia das sociedades primitivas?
Os povos tribais não privilegiavam os acontecimentos da vida da comunidade, porque, para eles, o passado os remete aos “primórdios”, as origens dos tempos sagrados em que os deuses realizaram seus feitos extraordinários. Fazer história, nesse caso, e recontar os mitos, os acontecimentos sagrados que são reatualizados nos rituais, pela imitação dos gestos dos deuses. Não havendo assim fatos escritos, e sim o que descoberto pelos pesquisadores.
2. Em que sentido dizemos que a tribo constitui uma sociedade sem classes?
As relações eram igualitárias na tribo. Onde os trabalhos eram comunitários, a terra pertencia a todos, e as funções eram divididas de acordo com seu oficio, o que tinha dom, mas isso não os diferencia, não havia status, mas cada qual o ocupa uma função para o bem de toda comunidade.
3. De que tipo é o poder exercido pelo chefe e pelo feiticeiro?
Tinham a confiança dos demais e geralmente são objetos de consideração e respeito, e prestigio. Em nenhum momento, no entanto, abusam dos privilégios para estabelecer a relação mando-obediência, ele não da ordem, mas é porta voz da comunidade, pois mesmo que mandasse ninguém o obedeceria. Ele apaziguava os conflitos individual ou familiar na tribo, seguindo o bom senso e o costume da tribo.
4. Explique a natureza da educação tribal usando os seguintes conceitos mítico, espontâneo, difuso e integral.
Educação difusa, as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos em atividades diárias e nos rituais. E são cuidados com paciência pela sua fase da infância, e aprendem os mitos dos ancestrais, e adquirem conhecimentos e desenvolve aguda percepção do mundo e aperfeiçoa suas habilidades. A formação é integral, abrange todo saber da tribo. O conhecimento mítico