plasmideo Ti
1.Introdução 3
2.Desenvolvimento 3
3. Referencias....................................................................................................................5
Intodução
O plasmídio TI é famoso por ser responsável pela virulência das agrobacterias, sendo que sem ele não seria possível a infecção da célula vegetal, parte do plasmídio TI o T-DNA é transferido para célula vegetal sendo este responsável por codificar proteínas, percebendo essa característica do plasmídio TI deu se então inicio ao estudo de plantas transgênicas manipulando esse elemento não cromossional, para que fosse possível inserir características selecionadas nas células vegetais.
Plasmídeo TI
Galha-da-coroa é uma doença que afeta as dicotiledôneas ela é caracterizada pela formação de tumores entre o caule e a raiz e tem como vetor patogenus de Agrobacterium spp. a formação destes tumores ocorre através da transferência de genes pelo plasmídio TI (“tumor inducing”). “A capacidade de infectar células vegetais está associada à presença, nas agrobactérias, de um plasmídio de alto peso molecular (150 a 250 kb), conhecido como plasmídio TI (BRASILEIRO e LACORDE, 2000).”
Parte da estrutura do plasmídio TI é o T-DNA que é transferido para célula vegetal, sendo responsável por codificar proteínas envolvidas na síntese de opinas e de auxina. “Em A. tumefaciens,essa proliferação desordenada das células transformadas leva à formação da galha, enquanto que em A. rhizogenes, a expressão dos oncogenes induz a produção de raízes no local do ferimento (BRASILEIRO e LACORDE, 2000).”
A partir do conhecimento do T-DNA foi possível desenvolver plantas transgênicas que produziram composto de interesse, para isso foi necessário modificar o T-DNA retirando certos genes resultando o plasmídio TI desarmado e introduzindo no local genes responsáveis por características selecionadas. O T-DNA modificado é