melhoramento genetico
PROJETO BIOTECNOLÓGICO: MELHORAMENTO GENÉTICO DO GRÃO DO TRIGO DA ESPÉCIE TRITICUM AESTIVUM L.
São Carlos
2010
Índice
Introdução ..................................................................4
Objetivos ....................................................................5
Aspectos sócio-econômicos .......................................6
Materiais e métodos ...................................................9
Discussão ..................................................................11
Referências Bibliográficas ........................................12
Introdução
Com o crescimento econômico e o contínuo aumento na afluência em vários países, os próximos anos verão uma explosão no consumo de alimentos. Essas mudanças terão impacto mais significativo em países em desenvolvimento. Apesar de a produção de alimentos hoje ser maior que a demanda, ainda é muito inferior à necessária para os notáveis aumentos da mesma.
O número de pessoas com fome no mundo subiu de 850 milhões para 925 milhões em 2007, por causa da disparada de preços de alimentos, o que explicita a necessidade do barateamento do preço do trigo. O trigo, que ocupa o primeiro lugar em volume de produção mundial, será objeto de estudo deste projeto. No Brasil, o consumo anual deste cereal tem se mantido em torno de 10 milhões de toneladas.
Em vista da solução de tais problemas no setor alimentício, estão sendo utilizadas as chamadas novas tecnologias, como a biotecnologia, a microeletrônica, a automatização e a informação.
A biotecnologia, em especial, utiliza mecanismos de engenharia genética para modificação de produtos biológicos visando o benefício do próprio homem.
Este trabalho envolve uma ferramenta biotecnológica para aumentar a expressão de genes que codificam proteínas de reserva do trigo, especialmente as