Segundo Império
Aliane CARDEAL santana gEIBSON CAIO SILVA DEIRÓ
SUELEN RAFAELY DA HORA SANTOS
Segundo Império
Trabalho apresentada a Matéria de História da III Unidade para a professora Vanessa, do Colégio Vinicius Viana.
dIAS d’ÁVILA
2014
LAISE CAROLINE COSTA SOARES
ALIANE CARDEAL SANTANA
GEIBSON CAIO SILVA DEIRÓ
SUELEN RAFAELY DA HORA SANTOS
Segundo Império
dIAS d’ÁVILA
2014
Sumário
4 REFERÊNCIAS 12
1 iNTRODUÇÃO
1.1 Justificativa
O Segundo Império é um período da história do Brasil que compreende o período regencial (1831-1840. Iniciou em 15 de setembro de 1840, com a declaração de maioridade de D. Pedro II.
Essa foi uma época de grande progresso cultural e muita importância para o Brasil, com o crescimento e a da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre das nações americanas. Destaca-se nesta época o fortacelimento do exército e da marinha, mudanças sociais, abolição da escravatura e o incentivo de imigração para a força de trabalho brasileira. Mas também foi marcado por muitas revoltas, desavenças políticas e guerras sangrentas que levaram o Brasil a criar muitas dividas exteriores.
O prestígio internacional que o Brasil alcançou nessa época, mesmo comparado com determinados países da Europa de então, e seu progressivo desenvolvimento social e econômico, foram em grande parte devidos à forma com que D. Pedro II conduziu o país.
2 Segundo Império (1840-1889)
2.1 Politica
No ano de 1840, com apenas quinze anos de idade, Dom Pedro II foi lançado à condição de Imperador do Brasil graças ao expresso apoio dos liberais. Nessa época, a eclosão de revoltas em diferentes partes do território brasileiro e a clara instabilidade política possibilitaram sua chegada ao poder. Dali em diante, ele passaria a ser a mais importante figura política do