Planos econômicos no brasil
PROJETO INTEGRADO VI
Planos Econômicos no Brasil
SUMÁRIO
1. Plano Cruzado..................................................................................3 2. Plano Bresser 3 3. Plano Verão 4 4. Plano Collor 4 5. Plano Real 5
6. Conclusão 7 7. Bibliografia 8
Plano cruzado
O Plano Cruzado foi a primeira tentativa do governo federal, visando estabilizar a economia, foi durante o governo de José Sarney.
Plano Cruzado: substituição da moeda Cruzeira pelo Cruzado e congelar os preços dos produtos e salários por um ano, foi iniciado em 28 de fevereiro de 1986. A intenção era combater a inflação proporcionando melhor a distribuição de renda. Antecipação do salário mínimo para estimular o consumo
Nos primeiros meses até funcionou houve um controle inflacionário, mas com algum tempo começou a faltar mercadorias no supermercado. Como não podiam reajustar os preços, muitos empresários e fazendeiros resolveram não colocar seus produtos a venda. O resultado foi o desabastecimento no país. O governo não era responsável o suficiente para controlar seus gastos, além de fazer o país perder grandes quantias de reserva internacional.
Plano Bresser
O plano Bresser foi uma tentativa de estabilizar os preços, Luiz Carlos Bresser Pereira em abril de 1987 apresentou um novo plano econômico. As medidas, ortodoxas e heterodoxas incluíam o congelamento de preços e salários, o plano era mais flexível que o outros, já que previa a duração de noventa dias para o tabelamento dos preços. O plano congelou preços, mas desta vez por um período de 90 dias e com reajuste periódicos, as tarifas do setor público também foram congeladas. Apesar destas medidas, a inflação não foi controlada, chegando a atingir mais de 300% em dezembro de 1987. Esse plano prejudicava as exportações, pois equipe trabalhava para evitar uma valorização da moeda.
No primeiro mês a inflação caiu. O congelamento provocou perda salarial, e para evitar o