Planos Economicos Brasileiros
1) Faça um breve comparativo entre os planos econômicos criados entre os governos Sarney e Itamar Franco. O autor do texto menciona algumas razões para o fracasso de cinco planos (Cruzado, Cruzado II, Verão, Collor e Collor II) e o sucesso de outro (Real). Mas que outras razões, além daquelas já citadas pelo autor, possibilitaram que, após várias tentativas frustradas, um plano econômico alcançasse êxito no Brasil?
Plano Presidente/
Ministro da Fazenda Data Sumário
Cruzado I Sarney/Funaro 28/02/1986 A principal marca foi o congelamento de preços. A moeda também mudou: abandonou-se o cruzeiro e adotou-se o cruzado (1.000 cruzeiros = 1 cruzado). Sem redução dos gastos do governo, a demanda cresceu e o consumo explodiu. O plano expirou no segundo semestre de 1986.
Cruzado II Sarney/Funaro 22/11/1986 A principal marca do Cruzado 2 foi a tentativa de controlar o consumo e o deficit público, com o aumento de tarifas e de impostos. Os preços continuariam congelados, mas a população já pagava ágio para comprar alguns itens que haviam sumido do mercado, como carne.
Bresser Sarney/Bresser Pereira 12/06/1987 Novo congelamento de preços, com validade de três meses. Extingue o gatilho dos salários, criado no Cruzado, desvaloriza de imediato a taxa de câmbio em 10%, prevendo ainda um corte no déficit público, que representaria redução de despesas. Sem respaldo, o ministro Bresser Pereira deixa o governo em dezembro, com a inflação de 363%.
Verão Sarney/Maílson da Nóbrega 16/01/1989 O governo anuncia o terceiro congelamento de preços, dessa vez com prazo indefinido, e troca a moeda para o cruzado novo (1.000 cruzados = 1 cruzado novo). Também eleva a taxa de juros e propõe corte de gastos do governo. Tenta eliminar a correção monetária extinguindo as OTNs (Obrigação do Tesouro Nacional), porém, com a persistência da escalada da inflação, um novo índice de reajuste para contratos foi criado.
Aos poucos, os preços são descongelados e a inflação