Planos de aula de quimica
Química
Condutividade, eletrólitos e eletrólise
Júlio Cesar de Carvalho
Objetivos
1) Compreender como pode haver condução de corrente elétrica em soluções aquosas
2) Compreender como se pode provar que a água é feita de oxigênio e hidrogênio; e como a separação desses elementos exige energia.
3) Entender (ou relembrar) algumas noções de eletroquímica, antes de trabalhar com o tema aqui proposto ou com o artigo Eletrólitos - Soluções que permitem a passagem de corrente elétrica.
4) Perceber, de um ponto de vista histórico, como a invenção da pilha elétrica permitiu o avanço na separação de elementos químicos.
Ponto de partida
Os alunos devem estar familiarizados com a idéia de estrutura atômica (átomos, elétrons, íons). O nível em que a demonstração será trabalhada depende da turma - alunos de 1o ano podem compreender perfeitamente os fenômenos, mas não é comum se falar em potencial de oxidação ou redução. Alunos de 2o ano, por já terem visto mais físico-química, podem ter um maior reforço na teoria.
Para esta aula, é necessária uma fonte de corrente contínua de pelo menos 3V - podem ser duas pilhas de 1,5V em série, ou uma pilha de 9 ou 12 V, ou, ainda, uma fonte de algum aparelho eletrônico. É possível também usar a tensão da rede elétrica, usando um diodo e uma lâmpada como resistência e como indicador de corrente. Mas só monte esse sistema se tiver prática com eletricidade, pois podem ocorrer choques perigosos. Para auxiliar nas montagens, fale com um colega de Física - é possível que ele se interesse por explicar os circuitos no seu espaço de aula.
Uma possível montagem: • [pic]
V1 é a pilha ou fonte, R1 é uma resistência e Led1 pode ser um led ou uma lâmpada. Os dois terminais que "sobram" no esquema devem ser usados para testar a condutividade de materiais ou soluções.
Algumas possibilidades:
|V1 |R |led 1 |comentário