planos de aula/ Casos concretos
2- A partir da nossa cultura, como se expressaria uma postura etnocêntrica com relação ao dia de finados no México?
De maneira etnocêntrica podemos interpretar que os mexicanos não respeitam seus mortos pois fazem festa no seu dia.
3- Interprete o significado do Dia de finados no Brasil e no México e relativize a postura etnocêntrica apresentada na questão 2. Relativizando: Para os mexicanos, a morte é uma parte da vida, e não um momento de tristeza. Acredita-se que, na morte, as almas vão para um lugar melhor ? e por isso, não há motivo para chorar. Só que, nos Dia dos Mortos, eles acreditam que é quando as almas têm ?permissão? para voltar ao mundo dos vivos e reencontrar seus entes queridos. Então, é um motivo de festa para quem está do lado de cá, passar um dia e uma noite celebrando esse reencontro, e uma forma de mostrar seu carinho. Diferentemente da nossa perspectiva cultural que vê a morte como sendo o fim da existência, o dia de finados é um dia para lembrar a separação.
Questão de Múltipla escolha:
Quando falamos do conceito de cultura, esta pode ser entendida como acúmulo de conhecimentos, assim como ação dos homens sobre a natureza por meio do trabalho. Considerando o segundo sentido de cultura, acima apresentado é correto afirmar que:
(Adaptado da VUNESP 2009)·
A) O homem percebe seu lugar de origem e sua identidade por meio da natureza.B) A natureza é o reino da liberdade, ao passo que a cultura é reino do determinismo.C) Ao planejar, escrever, trabalhar, governar, rezar, o homem realiza um processo estabelecido pela natureza.D) A cultura pode significar o uso da liberdade, enquanto a natureza pode significar o determinismo biológico.E) A produção da cultura é determinada pela