plano
Abstract
Introdução
I Parte
1.Situação Geográfica
2.Breve História 2.1Início(descobrimentos) 2.2Marcos 2.3Actualidade
II Parte 1.Urbanização 1.1 Urbanizações de caracter espontâneo
1.2Primeiras Normas
1.3Primeiros Planos
1.4Planos Parcelares, Directores e Promenor
III Parte Conjuntos Urbanos Integração na malha urbana Casos de estudo e análise
Bibliografia
Anexos
Introdução:
Neste trabalho pretendesse investigar e refletir sobre a transformação urbanística que ocorre em Macau a partir de 1960.
Desde os anos 60 que Macau é alvo de um grande desenvolvimento construindo várias infraestruturas e expandindo o território através de aterros, permitindo a expansão urbana do território, para a construção de novas indústrias, equipamentos e habitações. Desde essa época que o território é alvo de diversos planos urbanos, em que nem todos foram publicados.
Durante a longa presença portuguesa no território macaense e tendo em conta os diversos momentos que marcam o território, são de referir três momentos que o marcam: A guerra do ópio, o 25 de Abril de 1974 em Portugal e a ascensão ao poder de Deng-Xiao Ping na República Popular da China. Estas revoluções trazem mudanças a ambos os países, e são ainda o início do fim do período colonial neste país que só se realiza oficialmente em 1999. Existem vários estudos feitos sobre a cidade de Macau, grande parte deles referem-se à evolução que esta sofre pós transferência para a RPC, o seu desenvolvimento no futuro e a sua relação com o jogo e turismo. Os estudos de arquitetura e urbanismo referem-se ao período da ocupação de Macau nos descobrimentos até meados do século XX, há o levantamento através de observação da evolução da cidade de Macau. Existe ainda estudo sobre a arquitetura de Macau que compila alguns momentos do urbanismo e da arquitetura feita na Península de Macau, existindo ainda alguns estudos e informação sobre obras realizadas