estrutura de dados
Vetores: São estruturas de dados lineares e estáticas, isto é, são compostas por um número fixo de elementos de um determinado tipo de dados. O tempo de acesso aos elementos de um vetor é muito rápido, sendo considerado constante: o acesso aos elementos é feito pelo seu índice no vetor. Porém, a remoção de elementos pode ser custosa se não for desejável que haja espaços vazios no meio do vetor, pois nesse caso é necessário arrastar de uma posição todos os elementos depois do elemento removido.
Lista: Uma Lista é uma estrutura de dados linear. Uma lista ligada, também chamada de encadeada, é linear e dinâmica, é composta por nós que apontam para o próximo elemento da lista, o ultimo elemento apontará para nulo. Para compor uma lista encadeada, basta guardar seu primeiro elemento.
Fila: As filas são estruturas baseadas no princípio fifo em que os elementos que foram inseridos no início são os primeiros a serem removidos. Uma fila possui duas funções básicas: enqueue, que adiciona um elemento ao final da fila, e dequeue, que remove o elemento no início da fila. A operação dequeue só pode ser aplicada se a fila não estiver vazia, causando um erro, ou fila vazia se esta operação for realizada nesta situação.
Pilha: A pilha é uma estrutura de dados baseada no princípio lifo na qual os dados que foram inseridos primeiros na pilha serão os últimos a serem removidos.
Existem duas funções que se aplicam a todas as pilhas: plush, que insere um dado no topo da pilha: pop, que remove o item no topo da pilha.
Árvores: Uma árvore é uma estrutura de dados em que cada elemento tem um ou mais elementos associados, podendo definir-se uma árvore recursivamente como uma estrutura um nó designado por raiz, que contém a informação a armazenar e um conjunto finito de árvores as sub-árvores.
Cada árvore tem apenas uma raiz. Além disso, os elementos