Estrutura de dados
Estruturas de dados e algoritmos são temas fundamentais da ciência da computação, sendo que s ã o utilizados nas mais diversas áreas e com os mais diferentes propósitos. Algoritmos manipulam dados.
Quando estes dados estão organizados de forma coerente ca racterizam u ma estrutura de dados. São a organização e os método s que manipulam determi nada es trutura que lhe co nferem singularidade. A escolh a de uma estr utura de dados apropriada pode tornar um problema complicado em uma solução trivial. O estudo das estruturas de dados está em constante d esenv olvimento, apesar disso, existem estruturas clássicas que têm se mostrado padrão de facto.
As estruturas têm as su as caracter ísticas básicas e tem f i nalidades diferentes. Podem ser implementadas usando vetores (estática) ou ponteiros (dinâmica)
Conceito de Estrutura de Dados
Para definir o que é uma estrutura de dados dev e mos definir o que é dado e tipo de dado .
Podemos definir dado como um elemento sobre o qual serão efetuadas operações e tipo de dado é o conjunto de valores ao qual perten ce um dado. Exemplos de tipos de dad os são inteiro, real, lógico, etc.
Uma primeira classificação para os tipos de dados é: primitivos ou derivados. Os tipos de dado s primitivos s ão aqueles q u e não podem ser deco mpostos, po r exemplo: i nteiro, real, l ógico e caracter. Os tipos de da dos derivados são aqueles definidos a partir dos tipos primitivos, por exemplo: vetores, matrizes, registros, etc.
Os tipos de dados derivados podem ser homogêneos ou heterogêneos. Os tipo s de dados homogêneo s agrupam d ados primitivos do mesmo tipo, por exemplo: vetores, cad eias e matrizes. Os tipos de da dos heterog ê neos agrupam dados primitivos de tipos diferentes, por exemplo: registros.
Os tipos de dados também podem ser estáticos ou dinâmicos. Os tipos de dados estáticos têm tamanho se mpre finito, por exemplo: tipos primitivos,