Colera tetano e leptospirose
O que é: Cólera é uma doença causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae) uma bactéria em forma de vírgula que se multiplica rapidamente. Ela afeta apenas os seres humanos e a sua transmição é diretamente dos dejetos fecais de doentes por ingestão,principalmente em água contaminada.
Transmição: A cólera é transmitida geralmente através da água, alimentos e talheres contaminados com o vibrião colérico. A contaminação pessoa a pessoa é possível,mas menos comum.
Sintomas:
Diarréia volumosa ou aquosa.
Dores abdominais tipo cólica.
Hipotermia.
Anúria.
Náuseas e vômitos
Em casos mais graves pode apresentar:
Câimbras.
Perda de peso.
Perda do tugir da pele.
Sede.
Voz sumiça.
Prevenção: Medidas de higiene ajudam a prevenir a cólera. Algumas delas são:
Beba sempre água potável;
Coma alimentos bem cozidos, principalmente verduras e mariscos; Descasque frutas e vegetais;
Deposite o lixo em locais adequados;
Proteja os alimentos depois de cozidos;
A vacina oferece proteção contra a cólera, mas não total. Siga sempre as medidas de prevenção para não adquirir a doença.
Tratamento: tratamento inicial consiste em fornecer ao paciente os líquidos e sais minerais perdidos. A reidratação pode ser feita por uma solução oral contendo glicose.Devemos saber que,com a rápida reidratação,a taxa de mortalidade pela cólera é inferior a 1%.
Para formas graves da doença,além da reidratação,é necessário antibioticoterapia que quando iniciada nas primeiras 24 horas da doença,diminui a duração da diarréia e,por tanto, a perda de sais e líquidos.O uso dos antibióticos deve ser monitorado por um medico.
Imagens:
Tétano
O que é: é uma doença infecciosa, não contagiosa, com elevada letalidade para jovens e idosos.A sua principal característica é causar espasmos dolorosos,rigidez dos músculos e distúrbios neurológicos.É produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium tetani.