doenças
Tuberculose
leptospirose
Cólera
Transmissão
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão.
A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes.
Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar.
As leptospirose presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento. Cólera é causada pela bactéria Vibrião colérico A bactéria libera uma toxina que provoca maior liberação de água das células nos intestinos o que produz diarreia grave. As pessoas são infectadas ao comer alimentos ou beber água contaminada.
sintomas tosse seca cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza prostração.
prevenção
Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG
Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batatada-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Para o controle da leptospirose, são necessárias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como obras de saneamento básico
(abastecimento
de água, lixo e esgoto), melhorias nas habitações humanas e o combate aos ratos. Pele ressecada,
Sede em excesso,
Falta de lágrimas,
Náusea,
Desidratação rápida,
Sonolência ou cansaço, Vômitos,
Diarreia aquosa que começa de repente e tem um odor de
"peixe"
tomar precauções com alimentos e água, mesmo se vacinado. Tétano
hanseníase
É uma doença
infecciosa