Bacterias Patogenicas biologia
As bactérias que causam doenças infecciosas são chamadas de patogênicas. Como exemplo temos: tuberculose, pneumonia, hanseníase, febre tifoide, tétano, cólera, leptospirose, peste bubônica, sífilis, coqueluche, erisipela, escarlatina e meningite.
Vejamos agora alguns sintomas mais marcantes de cada uma dessas doenças:
Tuberculose
É uma doença grave que atinge principalmente os pulmões, mas pode atacar vários outros órgãos. É causada pelo bacilo de Koch. A transmissão se dá de uma pessoa doente para uma pessoa sadia, através da saliva ou de objetos de uso pessoal contaminados.
A tuberculose pulmonar causa tosse, dificuldades para respirar e hemorragias nos pulmões. É uma doença mortal quando não tratada.
Pode ser controlada por meio de:
Vacina BCG, ministrada às crianças quando nascem;
Teste tuberculínico (Mantoux);
Radiografia dos pulmões;
Tratamento dos doentes por meio de remédios, repouso e boa alimentação.
Pneumonia
É outra doença que ataca os pulmões causada por um Diploccocus pneumoniae (diplococo). Caracteriza- se por dores nas costas, dificuldades para respirar e febre. Gripes e resfriados predispõem as pessoas à doença. Embora a pneumonia seja uma doença muito grave, seu tratamento com antibióticos é eficaz.
Leptospirose
É causada por uma bactéria que é transmitida pela urina do rato. É comum depois das enchentes porque a urina contaminada mistura-se à água. As pessoas que têm algum ferimento na pele e entram em contato com essa água se contaminam. A leptospirose afeta todos os órgãos, produzindo hemorragias e comprometendo principalmente o fígado e os rins. É uma doença grave e mortal e os doentes sobrevivem quando rapidamente tratados. Pode ser evitada pelo combate aos ratos e pelo cuidado com a água das enchentes.
Lepra ou Hanseníase
É causada por uma bactéria chamada Mycobacterium Ieprae. Existem três tipos desta doença:
“Virshumiana” é a única contagiosa (50% dos casos);
“Tuberculóide” não é transmissível;
“Inicial” não é