doenças bacterianas
As bactérias são seres unicelulares e procariontes que podem fazer bem ou mal para o ser humano, algumas delas nos ajudam e ficam em harmonia, mas tem outras que causam doenças como, por exemplo, o vibrião, coco, espirilo e o bacilo.
Causa: vibrião
Doença: cólera
Contágio
Seu contágio se dá principalmente através da água e de alimentos contaminados pelo vibrião colérico, este, depois de ingerido, multiplica-se rapidamente no intestino delgado. Sintomas Os principais sintomas desta doença são diarreia, desidratação, vômitos, dores abdominais e calafrios. Ela provoca uma enorme perda de água, que, consequentemente, gera desidratação intensa e risco de morte, principalmente em crianças.
Tratamento
A base do tratamento da cólera é a reposição de fluidos e eletrólitos para evitar complicações graves de desidratação. O soro pode ser ministrado via oral ou endovenosa dependendo da gravidade do avanço da doença. Se tratada a tempo a doença desaparece em curto prazo.
Prevenção:
- Procurar adotar medidas que melhorem as condições de higiene dentro de casa e também no ambiente de trabalho. - Não se esquecer de cuidados básicos da higiene pessoal como lavar as mãos após utilizar o banheiro. - Lavar as frutas e verduras em água corrente e deixá-las de molho em água com limão (1 limão para cada litro) ou cloro (10 gotas para 1 litro de água). - Ingerir somente água filtrada ou fervida. - Evitar contato direto com água de enchentes e alagamentos, uma vez que, esta, pode trazer, além da cólera, outras enfermidades como a leptospirose, hepatite, etc.
Causa: Coco
Doença: Meningite
Contágio
A meningite pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo, portanto, resistência