Plano
A Menina que não falava
Wagner 2014
IDENTIFICAÇÃO
Escola Municipal Adalgisa Martins de Oliveira
Professores: João Sampaio e Reginalva Santos
Ano- 5º
Turno – Vespertino
Coordenadora –Indaiá Almeida
Diretora – Elione Cerqueira
Dedicatória
A turma do 5º ano do Ensino Fundamental de 2014 da Escola Municipal Adalgisa Martins de Oliveira, tem a honra de doar este livro para a sala de leitura desta escola.
Recomendações
Desejamos a todos os leitores, que ao ler este livro venha despertar o gosto pela leitura de contos africanos.Onde através destas leituras podemos aprender mais SOBRE ESTE GÊNERO.
A menina que não falava
Certo dia um rapaz encontrou uma jovem que não falava, ela era muito bonita de cabelos pretos e olhos castanhos, que de tanta beleza o homem apaixonou-se por ela. No dia seguinte, o moço teve coragem e foi até a casa dos pais da linda menina para conversar com eles, pois queria se casar com sua filha.
Chegando lá na casa da adolescente, o jovem bateu na porta e os pais da menina atenderam. E ele perguntou: - Posso me casar com sua filha? Os pais responderam: - Essa nossa filha não fala, caso consiga fazê-la conversar pode se casar com ela. O homem encostou perto da moça e começou a falar coisas engraçadas, como contar piadas, fazer perguntas, até insulta-la, mas a miúda não falou nada.
O jovem desistiu e foi embora. Após este rapaz, seguiram-se outros pretendentes, alguns até com muita fortuna, mas nenhum deles conseguiram fazê-la conversar. O último pretendente foi um homem sujo, velho, feio, barbudo e mendigo. O rapaz aproximou-se dos pais da menina e perguntou:
- Posso se casar com sua filha?
Os pais disseram:
- Se várias pessoas apresentáveis com muito dinheiro não conseguiram fazê-la falar, você é que vai conseguir?
O moço insistiu tanto e pediu que tentasse pela sorte. Os pais da moça sem