multimedia
1. Multimédia
Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de média dinâmico (vídeo, áudio ou animação). Tipos de media:
Estáticos: agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, texto e gráficos.
Dinâmicos: agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de media dinâmico (áudio, vídeo e animação).
Origem dos media:
Capturados: São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, scanners, câmaras digitais e microfones, e de software específico.
Sintetizados: São aqueles que são produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico.
Modos de divulgação de conteúdos multimédia:
Online: Divulgação online significa disponibilidade imediata dos conteúdos multimédia. Pode ser efetuada através de: - Rede local; - Conjunto de redes (World Wide Web); - Monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco.
Offline: A divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo ótico, CD e DVD.
Linearidade
É a passagem de conteúdos de multimédia através de ações pré-programadas.
Exemplo:
Programa de televisão –