Plano
Trata-se de um valor monetário oferecido ao final de cada ano ou mês (de acordo com os critérios oferecidos pela empresa) a determinados colaboradores como forma de gratificação. Deve-se ser medido através de certos critérios, como lucratividade alcançada, aumento da participação, melhoria na produtividade e etc. Além da bonificação, há formas de reconhecer o colaborador de maneira não financeira, por exemplo: a conquista de um nível de satisfação dos clientes acima do esperado pela equipe pode não render dinheiro, mas pode ser reconhecida com a entrega de um troféu, de um jantar, com um treinamento para os funcionários, uma viagem ou bens de consumo.
Como funciona?
No inicio de cada projeto, que pode ser mensal, semestral, anual, ou como a empresa decidir, os responsáveis pela empresa se reúnem para estipular as metas que os colaboradores devem atingir e assim definem quanto à empresa está disposta a pagar para o funcionário, não podem ocorrer surpresas no momento do pagamento, se os colaboradores atingirem todas as metas os mesmos ganham a quantia.
Tipos de bonificação.
1º Plano tradicional de metas definidas: Baseia-se em metas calculadas com piso e teto para pagamento de bônus. A meta é alcançar os objetivos predeterminados. Com isso o baixo desempenho não é penalizado e o excelente desempenho não é recompensado, pois o plano já tem um valor determinado.
Vantagens
Aprimorar o desempenho de cada colaborador.
Criar um vinculo forte entre as metas e os objetivos da empresa, e as metas e os objetivos dos colaboradores.
Melhorar a retenção e o recrutamento pessoal, e assim os colaboradores se sentem recompensados por seus esforços.
Unir líder com liderado.
Desvantagens
Pode promover excesso de competitividade