Plano plurianual
1. INTRODUÇÃO 04
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Orçamento Público 05
2.2 Sistema Brasileiro de Planejamento e Orçamento 05
2.3 O que é Plano Plurianual 06
2.4 Estrutura e Finalidade do PPA 07
2.5 Elaboração e Execução do PPA 09
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
Com um presente trabalho trataremos diretamente do PPA – Plano Plurianual que procura ordenar as ações do governo (federal, estadual e municipal) levando ao cumprimento das metas fixadas para um período de quatro anos. Seus elementos essenciais são o planejamento estratégico, compreendendo a avaliação da situação atual e perspectivas para desenvolver ações futuras e continuadas, e os programas, definindo as ações que propiciarão o alcance dos objetivos de governo.
Para atingir os resultados esperados são feitos planejamentos que visam à consecução de objetivos pré-definidos por meio do orçamento público que é uma das maiores conquistas e avanços da democracia atingidos por meio da constituição de 1988 e leis que visam institui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados e dos Municípios do Distrito Federal.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Orçamento Público
O Orçamento Público é a junção de todas as receitas estimadas para um determinado ano e o detalhamento das despesas que o governo espera executar, ou seja, ele é um documento contábil de receitas e despesas onde as receitas serão arrecadadas e que despesas serão financiadas com essas receitas, o orçamento promove uma redistribuição de recursos entre os diferentes segmentos da sociedade, para o benefício de toda a coletividade.
O Orçamento não é apenas um instrumento contábil de gestão e controle, mas um instrumento político de alocação de recursos econômicos e sociais como saúde, educação, habitação, transporte e outros.
"... Orçamento público