Plano Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
DRS XVI – Sorocaba - SP
PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE
Reflexão e Ação a serviço da saúde de Ribeirão Branco
RIBEIRÃO BRANCO - SP
2013
1
I – APRESENTAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde buscando a constante melhoria da
Política Municipal de Saúde, visando a qualidade e a humanização, apresenta neste plano as inovações necessárias para o cumprimento de nosso objetivo.
Ressaltamos que as ações e medidas de sucesso implantadas em outras gestões serão retomadas e ampliadas, com as devidas correções quando necessário.
Ribeirão Branco rico em experiências e com importantes avanços no setor da saúde, a partir do processo de implantação do Programa de Saúde da Família, o que tem favorecido a melhoria das condições de saúde e contribuído para a qualidade de vida da população ribeirão-branquense.
O Plano Municipal de Saúde, elaborado para o período de 2013 e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde em reunião ordinária do dia 23 de abril de 2012, teve como referencia as deliberações da V Conferência Municipal de Saúde, realizada em 25 de agosto de 2011, o Plano Nacional de Saúde e as necessidades prementes de nosso município, sendo o documento que direciona as intenções políticas de diagnóstico, de estratégias, de prioridades e de metas.
Este instrumento, de acordo com a Lei 8.080/90, consolida o processo de planejamento, fornecendo subsídios para a Programação Pactuada Integrada e para a proposta orçamentária anual para a área de saúde, obedecendo a Emenda
Constitucional 29.
A integração de ações com um direcionamento claro e objetivo das intenções, sempre pactuadas entre as três esferas de governo, contribui para a efetivação dos três princípios básicos do SUS, ou seja, integralidade das ações, universalidade do acesso e equidade no atendimento em saúde.
2
II - INTRODUÇÃO
IDENTIFICAÇÃO
GOVERNO DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO BRANCO
Data de Fundação : 06 de Setembro de 1892
População: 18.272 habitantes –