ROTEIRO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE
1. INTRODUÇÃO
O Plano Municipal de Saúde tem como objetivo a analise situacional e epidemiológica, que subsidia os objetivos, metas, diretrizes e atividades a serem realizadas pelo município e visa nortear as agendas municipais de saúde por um período de quatro anos.
É um instrumento dinâmico e flexível do processo das ações e serviços de saúde, com base nesse plano de saúde buscamos identificar a estrutura, rede instalada, posto de saúde, condições geográficas e demográficas, rede assistencial de saúde, recursos financeiros, controle social dentre outros aspectos, diante do exposto podemos analisar como é feito um plano municipal de saúde.
2. IDENTIFICAÇÃO/INTRODUÇÃO
Nele deve conter a historia de município, dados de identificação do município, expansão territorial, endereço, e-mail e telefone.
3. APRESENTAÇÃO
Apresentação do território, limites, área geográfica, economia, renda; Abordando o período de 04 anos equivalente ao Plano Municipal de Saúde e descreve o compromisso do governo com a população.
3. COMPROMISSO DA GESTÃO
3.1.DIRETRIZ- São formulações que indicam as linhas de ação a serem seguidas. São expressas de forma objetiva, - sob a forma de um enunciado - síntese – e visam delimitar a estratégia geral e as prioridades do Plano de Saúde.
3.2.AÇÃO/OBJETIVO- Expressam o que se pretende fazer acontecer a fim de superar, reduzir, eliminar ou controlar os problemas identificados.
3.3.METAS- São expressões quantitativos de um objetivo. As metas concretizam o objetivo no tempo e esclarecem e quantificam "o que", "para quem", "quando.
3.4. INDICADOR- É um índice que reflete uma situação determinada, a partir da relação entre variáveis, que permite medir mudanças e determinar o grau de cumprimento de metas.
3.5.PERÍODO- Ano de vigência do plano.
4. CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO
4.1.Aspecto territorial – refere-se à localização, capital, limites bacias hidrográficas, meios de transportes,