int produ o
1.1 - Conceituação:
1.1.1 Empresa
As empresas são exemplos de organizações. Na realidade, são organizações sociais porque são constituídas de pessoas que trabalham em conjunto em uma divisão de trabalho. Podemos então dizer que as empresas são organizações sociais que reúnem e utilizam recursos para atingir determinados objetivos.
Em relação ao que produzem, as empresas podem ser classificadas da seguinte forma:
- Empresas primárias ou extrativas – são aquelas que desenvolvem atividades extrativas como as agrícolas, pastoris, pesca, petróleo, etc.
- Empresas secundárias ou de transformação – são aquelas que processam as matérias-primas e as transformam em produtos acabados como as indústrias em geral.
- Empresas terciárias ou prestadoras de serviço – são aquelas que executam e prestam serviços especializados como os bancos, comércio em geral, hospitais, etc.
- Empresas do terceiro setor – são as organizações não-governamentais (ONGs) que prestam serviços sem fim lucrativos.
1.1.2 Fatores de Produção
Os economistas salientam que todo processo produtivo depende de três fatores de produção: natureza, capital e trabalho, integrados por um quarto fator denominado empresa. A natureza fornece os insumos necessários, a matéria-prima, a energia etc. O capital fornece o dinheiro necessário para comprar os insumos e pagar os empregados. O trabalho é realizado pela mão-de-obra que transforma, através de operações manuais ou através de máquinas e equipamentos, os insumos em produtos acabados ou serviços prestados.
Hoje, na era da informação e na busca constante pela melhoria da produtividade e competitividade as empresas incorporam a esses três fatores tradicionais outros três importantes elementos: conhecimento, habilidade e competência.
1.1.3 Produtos e serviços
Qualquer empresa trabalha para produzir um determinado produto ou prestar determinado serviço.
O produto produzido ou o serviço prestado constitui o resultado de todas as