Plano misto
Definição
No plano misto a organização pode usufruir das vantagens tanto do plano externo quanto do plano interno, este é adotado pela maioria das organizações por se completarem.
Consiste nas práticas empregadas à divulgação de vagas em aberto para o mercado de mão – de – obra, interno e externo. As vantagens concentram uma flexibilidade de cenário e vantagens estratégicas mencionadas neste trabalho, bem como a flexibilidade para com as consequências negativas através da combinação dos tipos interno e externo.
É o tipo de recrutamento que envolve o recrutamento interno e externo. Segundo Carvalho, Passos e Saraiva (2008) o recrutamento misto pode ser arriscado, como por exemplo, em uma dinâmica de grupo, onde os profissionais da empresa que podem sentir-se ameaçados pela experiência do grupo externo e os candidatos externos podem sentir-se discriminados, pois os recrutadores já possuem um grau de relacionamento com os funcionários da organização.
Quando a empresa utilizar os dois tipos de recrutamento, é recomendável iniciar com o recrutamento interno e, se não for encontrado o perfil desejado, busca-se no mercado o profissional para preencher a vaga.
Existem três formas de realizar um recrutamento misto:
1▪ Começando pelo recrutamento externo. Passando para o recrutamento interno. Chegando à seleção: Inicia-se a busca no mercado, caso não encontre candidatos estende o processo para o plano interno.
2▪ Começando pelo recrutamento interno. Passando para o recrutamento externo. Chegando à seleção: É o inverso da primeira, se inicia com uma busca interna de talentos, em seguida, realiza o recrutamento com candidatos disponíveis no mercado para depois realizar a seleção.
3▪ Começando pelo recrutamento externo e interno simultaneamente. Chegando à seleção: Mantém os funcionários motivados, mas também realiza procura no mercado por novos talentos de maneira simultânea poupando tempo.
Vantagens
Mesmo que no plano misto sejam adotadas as