Sociologia
No plano misto a organização pode usufruir das vantagens tanto do plano externo quanto do plano interno, este é adotado pela maioria das organizações por se completarem.
Existem três formas de realizar um recrutamento misto:
▪Começando pelo recrutamento externo. Passando para o recrutamento interno. Chegando à seleção: Inicia-se a busca no mercado, caso não encontre candidatos estende o processo para o plano interno.
▪Começando pelo recrutamento interno. Passando para o recrutamento externo. Chegando à seleção: É o inverso da primeira, se inicia com uma busca interna de talentos, em seguida, realiza o recrutamento com candidatos disponíveis no mercado para depois realizar a seleção.
▪Começando pelo recrutamento externo e interno simultaneamente. Chegando à seleção: Mantém os funcionários motivados, mas também realiza procura no mercado por novos talentos de maneira simultânea poupando tempo.
Mesmo que no plano misto sejam adotadas as melhores maneiras de recrutamento, este também possui vantagens e desvantagens.
Algumas vantagens do plano misto:
▪Renovação dos recursos humanos da organização, possibilitando oportunidade a todos tanto no plano externo quanto no interno.
▪Motivação das pessoas da organização que mesmo estando em disputa com o mercado externo podem alcançar melhor posição na organização.
As limitações encontradas no plano misto também devem ser avaliadas, entre elas estão:
▪Maiores investimentos pelo fato de estar trabalhando com os dois tipos de recrutamento.
▪Possível insegurança em relação às pessoas a ser contratada, esta em virtude de serem pessoas desconhecidas para a organização.
▪Possível manutenção da subjetividade no processo, isto dependendo da quantidade e influência dos candidatos internos.
Existem vantagens e limitações em todos os processos de recrutamento, no plano interno, plano externo e plano misto devendo ser adotado o que mais adéqua à realidade, necessidade