Desenho técnico
PASSO 1
Ler capítulo 1
PASSO 2
a) O desenho técnico tem como objetivo explicitar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectos relevantes, ao contrário do desenho artístico que não dá grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto. Além disso, o desenho técnico pode ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma como descreve determinado objeto; o desenho artístico pode ter, para diferentes indivíduos, várias interpretações e significados do mesmo objeto.
b) Os modos mais utilizados em desenho técnico são as representações em vistas e em perspectivas.
A representação em perspectiva é usada quando se quer ter uma visão espacial, rápida, de determinado objeto. O desenho assemelha-se, de fato, a uma fotografia do objeto desenhado, não sendo necessária nenhuma capacidade especial para a sua interpretação.
A representação em vistas múltiplas de um objeto é um dos tipos mais usados em engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal. A quantidade de informação que pode estar contida num desenho deste tipo é muito grande. Obedece a determinadas normas e convenções de representação que, quando assimiladas, permitem visualizar imediatamente o objeto representado.
c) No nível europeu, as normas de maior aceitação e aplicação, são as Euro-normas (EN), semelhantes, em geral, às normas ISO (International Organization for Standardization). No continente americano, as normas ANSI (American National Standards Institute) são as normas de aplicação quase exclusiva. Em Portugal, o IPQ ( Instituto Português de Qualidade) é o organismo responsável pela normalização, que produz normas com o prefixo NP, assim como na Inglaterra é o BSI ( British Standards Institute), que produz normas com o prefixo BS. Na normalização de elementos de máquinas são muito usadas as normas alemãs DIN.
PASSO 3
a) A utilização da escrita normalizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos