As novas exigências do mercado de trabalho
ETEc “JACINTO FERREIRA DE SÁ”
O mercado de trabalho e suas novas exigências
OURINHOS – SP
2010
INTRODUÇÃO Com o desenvolvimento da globalização e da economia informacional estão ocorrendo mudanças importantes na vida das empresas, dos trabalhadores e dos Estados nacionais. As empresas encontram um mercado cada vez mais competitivo, mas especialmente as multinacionais têm mais mobilidade para buscar os lugares mais favoráveis para seus investimentos. Os trabalhadores, por sua vez, precisam ter formação cada vez melhor, já que o mercado exige profissionais crescentemente qualificados. Já os Estados devem criar condições favoráveis para estimular os investimentos em seu território. Aqui neste trabalho abordaremos sobre as novas exigências do mercado de trabalho, o desemprego e suas causas, o papel do Estado para combater o desemprego, entre outras informações a respeito.
DESENVOLVIMENTO
O mercado de trabalho e suas novas exigências Com o aumento da complexidade do mundo, o desenvolvimento da globalização e da economia informacional, as empresas têm cada vez mais priorizado a excelência e a pró-atividade de seus funcionários e candidatos a funcionários. Por excelência entende-se um funcionário capaz de realizar as mais diversas tarefas no menor período de tempo, ou seja, funcionários de alta produtividade. Já o funcionário considerado como pró-ativo seria aquele que vai atrás do trabalho e da forma de realizá-lo, apresentado-se como empreendedor e não apenas reativo. Devido a competitividade, os trabalhadores estão sendo obrigados a ter uma formação cada vez melhor, buscando se informar e se capacitar sempre, já que o mercado de trabalho exige profissionais crescentemente qualificados.
O desemprego Um dos problemas mais sérios hoje em dia é o desemprego, situação em que parte da população economicamente ativa de um país está involuntariamente ociosa. As pesquisas da Organização Internacional