Mundo do trabalho
TRABALHO DE PSICOLOGIA
O MUNDO DO TRABALHO
ADMINISTRAÇAO DE EMPRESAS – 3 ª A - NOTURNO
PROFESSOR:
Taubaté, Outubro de 2011.
INTRODUÇÃO O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.
Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
O mundo do trabalho sofre modificações em ritmo cada vez mais acelerado, por conta das transformações tecnológicas e da globalização, entre outros fatores. É tudo tão novo, e tão complexo, que não há como "planejar o futuro profissional" da mesma forma como as gerações anteriores. O mercado fica mais competitivo a cada dia, tanto entre empresas quanto entre os candidatos a um emprego.
O MUNDO DO TRABALHO
Entre as grandes transformações resultantes do advento da sociedade informacional, temos a reconceitualização do trabalho humano. Desde a Grécia Antiga, passando pela Idade Média, na visão dos protestantes, dos economistas clássicos ou no entendimento crítico de Hegel e Marx, o conceito/entendimento de trabalho tem sofrido profundas alterações, as quais expressam as mudanças econômicas e as formas de produção próprias de cada contexto. Tomando-se como base a concepção fordista-taylorista responsável pela organização científica do trabalho, temos a característica que mais contrasta com a forma atual de conceber o trabalho, ou seja, a desvalorização do conhecimento e do saber desenvolvido com a formação e a experiência. De acordo com Gramsci, "a qualificação (aqui) é medida a partir do desinteresse do trabalhador, da sua "macanização""; esta concepção reduzia as operações produtivas apenas ao aspecto físico maquinal,