Gestão de stock e vendas
Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão – Módulo 3
Área de Integração – 2009.2012
Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão – Módulo 3
rabalho realizado por:
João Pedro da Silva Domingues, nº21, 11ºF
rabalho realizado por:
João Pedro da Silva Domingues, nº21, 11ºF
A forma mais clássica e tradicional para se medir o crescimento económico de um país é medir o crescimento de seu Produto Interno Bruto - PIB.
Em economia demonstra-se que há uma relação directa entre o nível de investimentos de um país e o ritmo de crescimento de seu PIB.
Pode-se entender essa relação matemática de forma intuitiva: é só com o aumento da capacidade produtiva (mais fábricas, mais geração de energia, mais empregos) que se consegue obter um aumento sustentável na “renda” de um país.
Quando a capacidade produtiva de um país está sendo subutilizada, pode-se obter mediante medidas governamentais de estímulo - por curtos períodos de tempo, um crescimento causado por uma melhor utilização da capacidade produtiva já existente. Mas esse crescimento de curto prazo, não se sustenta se não for acompanhado, simultaneamente, por novos investimentos na produção.
O desenvolvimento: * é um fenómeno essencialmente de ordem qualitativa; * traduz-se na melhoria da qualidade de vida de toda a população e das suas condições de vida; * toma em conta a forma como os resultados do crescimento são postos ao serviço da melhoria do bem-estar de toda a população e não apenas de alguns.
Indicadores de desenvolvimento
Indicadores de desenvolvimento
O desenvolvimento de um país é avaliado através de um conjunto de características quantitativas e qualitativas, chamados indicadores.
Os indicadores são utilizados como medida do desenvolvimento. Mas a realidade é muito mais complexa do que é possível conhecer através dos indicadores. Por isso, é necessário utilizar-se um número variado e diversificado de indicadores que