Sistemas contabilisticos
ACIS- Alfa Comercio Internacional e Seviços
CIV/C- Custo dos Inventários Vendidos ou Consumidos
FIFO- First In First Out
NCRF- Normas Contabilisticas de Relato Finamceiro
NIRF- Normas Internacionais de Relato Financeiro
PGC- Plano Geral de Contabilidade
RBV- Resultado Bruto de Vendas
SII- Sistema de Inventairio Intermitente
SIP- Sistema de Inventario Permanente
VL- Vendas Liquidas
1. Introdução
O presente trabalho, circunscrito ao tema “Sistemas Contabilisticos de Gestão de Stocks”, tem como objective relatar tudo o que foi observado e interpretado nas leituras diversas , obras que abordam o tema em destaque bem como as actividades realizadas a quando do estágio.
No debate sobre os Sistemas Contabilisticos de gestão de Stocks é indispensável o conhecimento do custo untário dos artigos para podê-los integrar no cálculo dos Preços de custo dos produtos em armazém e, portanto, é necessário que o stock e os seus movimentos sejam correctamente valorizados.
Por conseguinte, em termos de gestão de stock existem sistemas contabilísticos que nos permitem informarar as quantidades e os custos unitários, bem como o valor dos consumos anuais e parâmetros de base para definir o períoido económico de encomenda.
Por outro lado, os custos unitários informados servem de referência aos compradores permitindo determinar o preços da facturação dos artigos cedidos a outros servicos da empresa ou vendidos ao exterior.
O conhecimento global do stock só se obtém quando se fala em unidades monetárias e não apenas em quantidades, de onde há necessidade da disposição dos dados quantificados e valorizados sobre o stock, isto é,os consumos, as entradas, as saídas e as existências em armazém.
Portanto, os movimentos de stock devem estar consebidos de forma a assegurar uma inventariação contabilística permanente, apoiada no registo validado das entradas e saídas de modo a permitir conhecer a qualquer momento, as existências em