Gestão de srocks
Gestão de Stocks
Introdução à Gestão de Stocks
Planeamento e Controlo de Gestão Docente: Simão Gomes
Gestão de Stocks
1
06-10-2012
Gestão de Stocks
O que é um stock? Podemos dizer-se que um stock é uma provisão de produtos destinados ao consumo.
velho
)
Gestão de Stocks
Entende-se por PRODUTOS:
As mercadorias: produtos comprados para serem revendidos como estão. As matérias-primas: produtos que servem de base ao fabrico; en-contram-se nos produtos fabricados.
As matérias consumíveis: produtos que concorrem direta ou indiretamente para o fabrico; podem, como as cavilhas, encontrar-se nos produtos fabricados, ou não se encontrar neles, como sucede com o óleo de corte. As pequenas ferramentas e o material de escritório entram nesta categoria. Os produtos acabados: produtos fabricados, prontos a vender. As embalagens. Finalmente, os resíduos, que provêm do fabrico (aparas de madeira, de aço…) ou do aproveitamento de demolições (ferro velho, chumbo velho…)
2
06-10-2012
Gestão de Stocks
CONSUMO Para um gestor de stocks, um produto é «consumido» a partir do momento em que saiu do stock.
Do ponto de vista do comerciante, um produto será considerado como consumido a partir do momento em que é vendido, Para o utilizador final só será consumido quando for utilizado.
Gestão de Stocks
CONSUMO É assim que, se se tomar o caso do óleo de amendoim, o momento em que ele será considerado consumido, nas diversas etapas do seu circuito até ao uti-lizador final, é o seguinte:
Etapa do circuito Fabricante Grossista Momento de «consumo» Saída do stock para venda ao grossista Saída do stock para venda: - ao retalhista - ao comprador final ex.: hospital)
Armazém do hospital Chefe da cozinha Comensal
-Saída do stock com destino à cozinha -Emprego para confeção das refeições -Refeição
3
06-10-2012
Gestão de Stocks
ARTIGOS EM STOCK - A palavra artigo designará todos os elementos que constituem o stock de uma