Tensão superficial e cmc
Experimento 7: Tensão Superficial e Concentração Micelar Crítica
Docente:
Leandro Martínez
Grupo 5:
Leopoldo Brizolla Ferronato
Leandro Yoshio Shiroma
Renata Piva de Marco
RA:
091934
091900
092837
Introdução1
Tensão superficial se trata do trabalho necessário para aumentar a área superficial de um líquido ou sólido por unidade de área. Ela existe porque as interações intermoleculares no interior de um líquido são mais efetivas que as interações intermoleculares na superfície já que uma molécula no interior do líquido participa de um número maior de interações favoráveis que uma molécula na superfície.
O aumento da superfície de um líquido faz com que moléculas que estavam em seu interior passem para a superfície, assim elas perdem algumas interações com moléculas vizinhas, e a indução dessa perda requer realização de trabalho.
Solutos afetam a tensão superficial de líquidos, pois possuem interações distintas na superfície ou no seio da solução. Se o soluto prefere a superfície, como os surfactantes por possuírem uma porção hidrofóbica, a tensão superficial diminui em relação ao líquido puro. Já se o soluto prefere o seio da solução, como é o caso dos eletrólitos, a tensão superficial irá aumentar.
Objetivos1
1. Determinar experimentalmente a variação da tensão superficial da água em função da adição de solutos diferentes (surfactantes ou eletrólitos);
2. Determinar a concentração micelar crítica dos surfactantes;
3. Determinar a concentração superficial de excesso dos surfactantes;
4. Estimar a área superficial ocupada pelos surfactantes e comparar com estimativas aproximadas baseadas na geometria molecular;
1
Parte experimental
Os reagentes utilizados foram: água destilada, solução estoque de dodecilsulfato de sódio (SDS), brometo de hexadeciltrimetilamônio (CTAB) e NaCl.
As medidas foram realizadas em soluções diluídas a partir das soluções estoque.