Plano Inicial
UFSCar/MEC
CLAUDIA REGINA CONDELLO CANDIDO DE OLIVEIRA KLUCK
ENSAIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR
2012
CLAUDIA REGINA CONDELLO CANDIDO DE OLIVEIRA KLUCK
ENSAIOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
Plano Inicial apresentado ao Curso de Extensão a distância em Formação Continuada em Conselhos Escolares.
Tutor(a): Crislei Laura Parras
Turma: Tamanduá Bandeira
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR
2012
INTRODUÇÃO
No III Encontro (2011) do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (CE’s), encontrei um caminho para que três ideais fossem possíveis. O ideal de dar voz a crianças, jovens ou adulto; o da participação dos pais na escola, pelo bem comum, e o ideal do trabalho pedagógico verdadeiramente ligado a qualidade da “ensinagem” que resulta em aprendizagem significativa. A partir daí vislumbrei o resultado maior dessa junção de forças e vozes – a Democracia, enquanto exercício de vida, a ser fortalecida pelos Conselhos Escolares.
Ao descobrir os muitos sentidos do CE como órgão colegiado composto por “representantes das comunidades escolar e local, com atribuições de deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras, no âmbito da escola” (BRASIL, 2007, p. 32), entendi haver encontrado um caminho possível e factível para todas as pessoas.
Na minha realidade atuo como coordenadora pedagógica num conjunto de 34 centros de educação infantil (CMEI)– e é nesse micromundo que percebi poder dar uma contribuição efetiva.
Iniciei um diagnóstico da posição dos CE’s em 2011 e percebi que a realidade era a seguinte: Havia sido feito um trabalho com base nos Cadernos dos Conselhos Escolares, em 2008, com as diretoras dos CMEIs. Foram lidos, refletidos e feita a