TIC Teoria da interatividade
Índice
Introdução
Devido a fazer parte do programa da disciplina, foi-nos pedido que realizássemos este trabalho, cujo tema designa-se por Interatividade.
Tem por objetivo dar-nos a conhecer tudo o que faz parte desse mundo do presente, e ainda as suas caraterísticas e funções. Faremos este trabalho sempre com o intuito de, não só cumprir tarefas, mas também de enriquecer os nossos conhecimentos em relação ao tema.
Será feito com base em pesquisa, seja em suporte digital, ou conhecimentos próprios, de modo a obtermos informação correta transmitindo assim ao leitor novos conhecimentos.
Do GUI aos Ambientes imersivos GUI: Tem por nome interface gráfica do utilizador, e permite uma interação com dispositivos digitais, através de elementos gráficos. Esta interação é feita a partir de periféricos de entrada, como o rato ou teclado, e permite ao utilizador a manipulação direta de objetos, dando ainda a possibilidade de executar vários programas simultaneamente. Ambientes imersivos: É a partir dos ambientes de realidade virtual, que resultam do desenvolvimento e da investigação realizados com o GUI, e da estimulação dos sentidos do utilizador que se obtém os ambientes imersivos. São utilizados então, com o intuito de estimular esses sentidos, objetos como headphones, capecete de visualização, entre outros. Assim sendo, obtém-se uma sensação imersiva, proporcionada ao utilizador, e não a estimulação apenas de um dos sentidos, a visão.
Realidade Virtual Consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo a interação dos utilizadores, dando-lhes a hipótese de visualizar e manipular objetos. Estes ambientes referidos podem ser criados por utilizadores, dando assim exclusividade destes ambientes ao ciberespaço, mas também poderão ser ambientes do mundo real. Ao entrarem