Educação e novas tecnologias
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/educacao-e-novas-tecnologias-o-papel-do-professor-diante-desse-cenario-de-inovacoes/43328/#ixzz2COudLLuE
1 INTRODUÇÃO
No mundo de hoje, os professores se defrontam com inúmeras ferramentas tecnológicas que os auxiliam nos trabalhos diários de docência, por isso é importante destacar o comportamento destes profissionais diante do cenário maravilhoso das tecnologias de informação e comunicação (TICs).
O foco deste estudo é trazer ao conhecimento dos leitores, quais são as novas tecnologias aproveitadas e aplicadas à educação, assim como o comportamento dos docentes em relação a estas ferramentas de ensino e como fica a metodologia de ensino diante desta realidade. Será enfatizada ainda a forma de utilização destas ferramentas nas salas de aulas universitárias, assim como no superior à distância.
Para Barreto (2004) a presença das novas tecnologias de informação tem sido mais presentes em discursos pedagógicos, onde é compreendido como um conjunto de práticas de linguagem focadas no cotidiano de ensino quanto as que focam chegar a um nível explicativo das mesmas situações. Enfim, as TICs são vistas como elemento definidor dos discursos atuais que envolvem assuntos do ensino e sobre o ensino, mais precisamente prevalecendo em discursos sobre o ensino.
É fato a afirmação de que as TICs são colocadas como elemento estruturante de uma nova realidade pedagógica, assim como em relações sociais, por serem de certa forma, inéditas, além de sustentar o neologismo de "cibercultura". (Lévy, 1999).
È tendência que daqui em diante não se tenha mais aquele ensino com quadro e giz, onde os mesmos serão trocados por computadores, projetores, filmadoras, celulares, entre outras tecnologias disponíveis ao passar dos tempos. Cada vez mais as salas de aulas serão aparelhadas de tecnologia disponíveis ao docente para que estes apresentem a sua