plano diretor
Londrina é uma cidade que está em constante desenvolvimento, por isso precisa de um plano diretor eficaz e também precisa que este plano seja colocado em pratica e não fique apenas no projeto. Passeando pela cidade observamos diversos problemas que precisam ser resolvidos, como por exemplo terrenos vazios com mato muito grande, casas abandonadas, muitas vezes seus proprietários moram em outro município e não se preocupam em dar manutenção. Com a execução do plano diretor alguns instrumentos de política pública poderiam ser utilizados nesses casos, um deles é o IPTU progressivo e a desapropriação com títulos da dívida pública, que pode a longo prazo contribuir para a oferta de moradias, combatendo os processos especulativos e facilitando o acesso aos lotes urbanizados e às unidades habitacionais de interesse publico.
Também é possível observar algumas empresas muito próxima de residências e escolas, o que acaba ocasionando alguns transtornos para a vizinhança como fluxo elevado de veículos, barulhos de maquinas e até mesmo mal cheiros, isso poderia ser melhorado se antes da implantação dessas empresas fossem feitos estudos de vizinhança, para analisar até onde seria vantagem para a população daquele local e quais prejuízos também teriam. A construção de rodovias e avenidas de muito movimento também acaba dificultando acesso de pessoas de um lado para o outro, ocasionando muitas vezes acidentes, isso não deveria acontecer visto que todos temos o direito de acessibilidade, e o poder público tomando algumas medidas como construção de passarelas e melhoria nas sinalizações viárias poderiam e muito ajudar a solucionar este problema.
A cidade tende a crescer cada vez mais, e se um plano diretor eficaz não for posto em prática realmente a tendência é que cresça de forma desordenada, que problemas como transito, moradias em áreas de risco, alagamentos só piorem. Precisamos de uma reformulação no plano diretor e