Plano de e
1) Que quer dizer a palavra crítica?
A palavra crítica vem do grego e possui três sentidos principais:
a) “capacidade para julgar, discernir corretamente”.
b) “exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento”.
c) “atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica”.
2) Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?
A partir do momento que apreendemos a nossa realidade vivida e passamos a fazer uma análise profunda acerca de nossa existência, o porquê daquilo e o porquê de está fazendo isso. A atitude filosófica se dá quando começamos a questionar aquilo que nos já foi dado pronto, tentando dar um novo viés para nosso conhecimento. Atitude filosófica é descontruir algo que nos foi dado e reconstruir de forma consistente e concisa e dialógica com nossas peculiaridades a partir da nossa vivência e conhecimento, por meio de um método.
3) Que significa dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise ou críticos?
Einstein disse algo do tipo "É nos momentos de crise que se criam soluções"
Durante as crises o homem deve parar para refletir sobre as soluções, é onde a filosofia entra. A filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural e a realidade histórico-social tornam-se estranhas, espantosas, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já não nos podem satisfazer. A filosofia volta-se preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é nesses momentos críticos que se manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das ideais, dos discursos e das